Processos de fabricação da Erva Mate Capimar

Matéria Prima (Erva Mate In-Natura)

A CAPIMAR tem um grande controle na aquisição da erva mate em toda região que atua, através de observações criteriosas sobre a origem do produto e sobre seu histórico de manejo. Orientamos e incentivamos o plantio e o manejo sustentável das florestas de erva-mate, os fornecedores sobre as legislações pertinentes à colheita da erva- mate.

Recepção da Matéria Prima (Erva Mate In-Natura)

O produto é classificado numa escala de qualidade que segue até o final do processo de secagem. Ainda na recepção das folhas é elaborado um cuidadoso trabalho de retirada de possíveis materiais estranhos (galhos de sapé, cipós, outras folhas, etc.).

Sapeco

Na etapa de sapeco é utilizado lenha de eucalipto obtida de florestas plantadas para este fim. A lenha precisa estar bem seca para não interferir no sabor do produto. A temperatura deve estar sempre entre 400°C e 550°C variando de acordo com a umidade das folhas. Pois é nesta etapa que define-se o sabor típico da erva- mate. Este processo também é responsável pela estabilização das enzimas das folhas, pois através do choque térmico, faz com que o produto conserve por mais tempo suas características.

Secagem – Dois tipos de secagem:

Primeira etapa de secagem é definido como sistema de secagem de esteiras, trocador de calor . Este sistema proporciona economia de lenha utilizada para a secagem, rapidez no processo, pouca mão-de-obra e mínimo contato com fumaça além da segurança contra incêndios. Capacidade máxima de produção por hora de 1600kg.

Segunda etapa de secagem é definido como sistema de secagem rápida rotativo. Este sistema também proporciona economia de lenha utilizada para a secagem, rapidez no processo, pouca mão-de-obra e além da segurança contra incêndios. Capacidade máxima de produção por hora de 3500kg.

Moagem

Moinho com Martelos: As folhas são desintegradas através do contato com martelos (astes metálicas) em alta velocidade. A erva mate moída passa por uma peneira de 3mm. Este processo confere ao produto uma cor verde opaco. Capacidade máxima de produção por hora de 550kg de erva mate seca.

Empacotamento

O empacotamento possui máquinas de última geração, proporcionando rapidez no processo. Os equipamentos atendem à legislação vigente da ANVISA. Também segue as normas do Programa BPF (Boas Práticas de Fabricação). O ambiente é higiênico e os funcionários possuem uniformes para uso no empacotamento.

Transporte

A Capimar dispõe de veículos novos e apropriados para a entrega dos produtos. As entregas são rápidas e executadas por funcionários capacitados para atender de maneira eficiente a necessidade dos clientes.

Rastreabilidade

Este programa permite a rastreabilidade de origem e destino do produto através da data de fabricação que consta na embalagem. Através da data podemos identificar o fornecedor da matéria prima que consta no pacote. Temos hoje 264 fornecedores cadastrados. Este sistema de controle é essencial para qualquer tipo de certificação nacional ou internacional